Pages

sábado, 2 de outubro de 2010

Forma e Experiência

0 comentários
 
Primeiro, vamos falar sobre experiência (o mais fácil). A experiência de cada jogador, é influenciada pela quantidade de jogos amistosos, jogos de copa, e jogos da liga (não ligas de amigos, nem desafios especiais). Cada quarta-feira, será calculado quantos jogos seu jogador jogou, e será adicionado na contagem da experiência dele. As bolinhas de experiência vão subindo em porcentagem, até alcançar 100%, resultando em uma nova bolinha. A experiência em geral, é um multiplicador das outras habilidades. Quanto mais, melhor o jogador nas suas habilidades.

A forma, é da mesma maneira um multiplicador das outras habilidades, porém com efeito maior. Ou seja, um jogador com 0 ou baixa forma, jogará mal. Um jogador com alta forma, jogará bem melhor. Um jogador com 7 de velocidade mas 0 de forma, corre devagar. Um jogador com 7 de velocidade, mas 9 de forma, é um trem bala :-)

O ideal é vc tentar manter a forma alta, pelo menos de seus jogadores principais e melhores. Para isto, vc tem que observar a disposição de jogo deles. Haverão 3 condições de forma:

a) quero descansar

b) estou satisfeito

c) quero jogar

Estas três condições, influenciam muito se seu jogador ganha ou perde bolinhas. Importante é lembrar que só jogos amistosos e de ligas influenciam a forma (não copa, nem ligas de amigos ou desafios especiais).

Quando seu jogador quer descansar, e você o descansa, ele ganha bolinhas. Além disso, se vc descansar ele por um tempo, ele passa de quero descansar para satisfeito. Por outro lado, se vc jogar o jogador cansado (banco de reserva conta como jogar), ele perderá bolinhas.

Quando seu jogador está satisfeito, ele manterá sua forma. É a condição ideal. Nesta condição, o jogador não perde bolinhas, apenas ganha. Cada usuário deve buscar manter seus jogadores com alta forma, nesta posição, porque é a ideal (mantendo a forma dele). Se seu jogador jogar entre 4-6 jogos por semana, ele deve manter esta condição de satisfeito. Porém se seu jogador jogar nenhum jogo, ele mudará de satisfeito para ?quero jogar".

Quando seu jogador quer jogar, e você coloca para jogar, ele ganha forma. Se você colocar ele para jogar 10 partidas, ele deveria mudar de novo para a condição de satisfeito. Se você não colocar o jogador para jogar partidas suficientes (4-6), ele perderá forma.

O segredo, está em fazer rotação de seus jogadores nos amistosos. Claro que há o risco de contusão, por isto sempre sugiro colocar seus melhores jogadores que precisam de partidas semanais para manter a forma no banco de reservas, que conta como se tivessem jogado. Se você tem muitos jogadores, será difícil manter a forma alta de todos, por isto, concentre-se nos que vc realmente precisa, e deixe os jogadores ruins, ou alguns de seus juvenis, sem jogar.

Por fim, dois esclarecimentos. Treinamento não influencia em nada a forma do jogador. Só os tipo de jogo mencionado acima. E se você comprar e vender um total de mais de 10 jogadores a forma de todo seu time baixará. Portanto, cuide também deste aspecto de seu time e manere nas transações no mercado de
jogadores.

Sobre o Autor:
Guilherme Ferreira Guilherme Ferreira é radialista e estudante de jornalismo. Apresenta o programa Fã Clube da Rádio Gazeta sempre aos domingos 13h. Blog criado em março de 2011 e traz informações sobre os artistas do sertanejo universitário, bandas de bailão e tchê music.