Pages

terça-feira, 5 de outubro de 2010

O Zagueiro

1 comentários
 
O zagueiro no MZ, tem como no futebol verdadeiro a tarefa de impedir com que o atacante adversário faça um gol. Os zagueiros parecem ter atitudes infantis, porque sempre visam o jogador que tem a bola, correndo para marcar ele. Com isso, as vezes um outro atacante adversário fica as vezes livre para um passe fatal que leva ao gol. Apesar desta fraqueza, os zagueiros fazem um bom trabalho, sempre dando em cima do adversário, muitas vezes jogando na raça (preferindo causar falta do que ficar para trás). Os fatores experiência e forma contam muito na habilidade do zagueiro. Um jogador com 9 em experiência e forma, mas com apenas 3 ou 4 em marcação desarmará a maioria das jogadas do adversário, contribuindo grandemente ao seu time. Assim, caso vc precisa uma solução rápida e temporária, compre um jogador sueco de 30 anos, que tenha boa forma e experiência, e pelo menos 4 na zaga. Ele fará milagres ao seu time!
Analisando esta posição no campo, tres qualidades se mostram importantes. Velocidade, o roubar a bola, e o controle de bola. Se seu zagueiro é bom no passe, ele contribuirá para que a bola chegue de maneira precisa no pé do jogador no meio campo, que a passará para seu atacante. Porém se seu jogador não é bom nos passes, ele mesmo assim chutará a bola para frente, aliviando seu time da pressão momentânea. Veremos a seguir as tres habilidades mais importantes para um zagueiro.

.: Velocidade
A briga pela bola no MZ é muito simples. Quem é mais rápdio, ganha. Porém no caso da marcação, vira realmente um duelo entre seu zagueiro e o atacante adversário. Se você não tem zagueiros rápidos (pelo menos 4 bolas), então você provavelmente vai ficar a maioria das vezes para trás, apenas torcendo que o atacante erre, ou seu goleiro cate ou desvie a bola. Por isso a velocidade é indispensável para um bom zagueiro, e poderá seu primeiro grande passo para desarmar ou freiar o atacante feroz.

.: Marcação
Esta habilidade, chamada tackling no ingles, não é a marcação do adversário (como talvez alguns pensam), e sim a habilidade do seu jogador roubar a bola do pé do adversário. Como regra geral, esta habilidade compete contra o “controle de bola” do atacante adversário. Se você tem 4 e ele 5, ele provavelmente passará por você, ou cavará uma falta. Se você tem 5 e ele 4 (apenas exemplos), seu zagueiro tem grandes chances de desarmar o atacante. Dizem que a marcação é a principal habilidade para um Zagueiro. Caso você tenha um zagueiro inexperiente, você não perceberá tanto a eficiencia do mesmo, mas zagueiros com muita experiencia e forma fazem com que times chegam no topo.

.: Controle de Bola
Esta habilidade é curiosamente muito importante no MZ. Sem ela, a bola poderá passar por cima do pé do seu jogador sem que ele faça o mínimo. Por outro lado, quando o zagueiro desarma o atacante, é ele que está em perigo de perder a bola para o próprio atacante. Gerentes espertos tem atacantes que não apenas chutam bem, mas também marcam. Assim, o zagueiro sem o domínio da bola é fácil presa para o atacante veloz, que ainda está lutando pela bola para fazer o gol. Invista nesta habilidade, especialmente nos zagueiros centrais.

Sobre o Autor:
Guilherme Ferreira Guilherme Ferreira é radialista e estudante de jornalismo. Apresenta o programa Fã Clube da Rádio Gazeta sempre aos domingos 13h. Blog criado em março de 2011 e traz informações sobre os artistas do sertanejo universitário, bandas de bailão e tchê music.

One Response so far.

  1. Ai sou zagueiro, mais nao tenho todo esses fundamentos em mim nao, mais tenho força de vontade e vendo q meu desempenho esta almentando cada dia mais, eu vo adiquirindo esses caraters de um zagueiro, mais sempre eu tenho Deus Jesus Cristo e o epirito santo comigo, e sei q com ele com Deus, eu numca vo fracassa!....