Pages

sábado, 2 de outubro de 2010

Mais táticas

1 comentários
 
5-3-2 invertida



Vários usuários com times um pouco mais fortes utilizam esta inversão da 5-3-2, com 2 zagueiros fortes na primeira linha e 3 zagueiros na segunda linha.
A vantagem aqui, como na 6-2-2 é que há uma linha forte de 3 zagueiros atrapalhando muitas jogadas centrais do adversário. Além disso esta formação da zaga permite com que os zagueiros da segunda fileira corram mais para trás do que na 6-2-2.
Porém a grande fraqueza desta tática é o fato que apenas há 2 zagueiros principais. Se o camisa 5, 6 e 7 (especialmente o camisa 6) não tiverem uma boa velocidade (superior a 6), e ainda forem fracos em controle de bola e desarme, o time acabará tendo os atacantes adversários frequentemente nas costas com apenas 2 zagueiros para fazer o serviço.
Por outro lado se você tiver um camisa 2 e 4 e 6 com atributos invejáveis na área de controle de bola e desarme, e quem sabe uma velocidade razoável, eles daveriam dar conta do recado, dominando o jogo. Porém cuidado, se o adversário estiver dominando o jogo por ter jogadores melhores, mais cedo ou mais tarde teus zagueiros e goleiro te deixarão na mão.

O meio campo e ataque novamente permitem algumas variações. Dá para recuar o camisa 8 e 13, adiantar o 10, recuar o 10 e juntar e adiantar um pouco o 8 e 13 e assim por diante. Como nos outros casos, o camisa 10 deve ser seu melhor meio-campista, já que a maioria das jogadas ocorre pelo meio no atual simulador.

4-1-3-2 ou 4-4-2



Há varias variações desta formação tática. A idéia básica é que o camisa 4 e 5 formam um triângulo mortal com o camisa 7 que deve ser muito veloz como na formação acima. Assim estes 3 jogadores dão conta da maiora das jogadas do adversário, sendo estes 3 os teus melhores jogadores defensivos.
Adicionalmente, o camisa 2 e 6 dão uma mão ao zagueiro que está no seu lado, dependendo do lado que a jogada está ocorrendo. O ideal é ter estes dois zagueiros laterais sendo bem velozes, porém muitos times acabam usando apenas zagueiros razoáveis, como auxiliares apenas.
Adiantando um pouco o camisa 2 e 6 faz com que eles sejam um pouco mais participativos no meio campo, não expondo tanto a zaga como na tática acima, porém auxiliando tanto no meio campo como na defesa.

No meio campo há novamente várias variações. Na imagem do lado recuei o camisa 8 e 13 para mostrar como esta tática pode ser bem defensiva, mesmo que haja apenas o camisa 7 na segunda fileira de zaga. Se o 8 e 13 tiverem boa velocidade, eles farão mais estrago. O camisa 10 deve ser novamente um jogador com mais controle de bola e desarme, para atrapalhar o centro do campo.

Táticas com 3 atacantes



Há várias variações da formação com 3 atacantes. Algumas recuam mais o camisa 10 juntando um pouco mais o 9 e 11, outros preferem recuar o 9 e 11, ou até colocar eles mais para as laterais.
Indiferente qual for a formação, fato é que o atacante central provavelmente receberá a maioria das bolas e precisa ter um controle de bola superior. Velocidade também sempre ajuda na briga pela bola, especialmente se um zagueiro falhar, permitindo ao seu atacante correr para o gol e criar uma boa chance.

Com 3 atacantes é necessário tirar um jogador do meio campo ou zaga. O ideal é jogar com apenas 2 meio campistas do que ficar apenas com 4 jogadores na área defensiva.
Outro problema no jogo com 3 atacantes é que eles acabam passando mais bolas entre si, mesmo estando de cara com o goleiro. Por outro lado ter 3 atacantes sempre significa ter 3 opções de jogada, ou se o proprio atacante está criando a jogada (como muitas vezes acontece), ele tem 2 opções e não só uma como no ataque com 2 jogadores.

Espero os comentários galera!!!!

Sobre o Autor:
Guilherme Ferreira Guilherme Ferreira é radialista e estudante de jornalismo. Apresenta o programa Fã Clube da Rádio Gazeta sempre aos domingos 13h. Blog criado em março de 2011 e traz informações sobre os artistas do sertanejo universitário, bandas de bailão e tchê music.

One Response so far.

  1. Oryan (Valhala) says:

    Não sei a quanto tempo essas análises foram feitas, mas gostei muito! Parabéns! =]