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segunda-feira, 4 de outubro de 2010

ESTÁ NA HORA DE COLOCAR MAIS INSTALAÇÕES ?

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Planejando o seu estádio
(Revisado)

DADOS FAST FOOD
Construção: R$ 110.000
Despesa semanal: R$ 381

Freqüência (desprezar parte decimal do resultado):
Arquibancadas: 1 a cada 3,333 (30%)
Cadeiras: 1 a cada 2,5 (40%)
VIP: 1 a cada 10 (10%)

Gasto: R$ 23,00/pessoa
Capacidade: 200 pessoas

Público de Amistosos: 450 (338.103.9)
142 pessoas no Fast Food
Receita de Fast Food em Amistoso: R$ 3.266

Público de Liga de Amigos/Copas Especiais: 45 (35.10.0)
23 pessoas no Fast Food
Receita de Fast Food em Liga de Amigos/Copas Especiais: R$ 322

Público de Copas Oficiais - Grupo: 200 (150.46.4)
58 pessoas no Fast Food
Receita de Fast Food em Copas Oficiais -Grupo: R$ 1.334

Público de Copas Oficiais (Play-Off): 500 (375.115.10)
159 pessoas no Fast Food
Receita de Fast Food em Copas Oficiais - Play-Off: R$ 3.657

Receita de Fast Food em Liga Oficial: R$ 4.600
Na Liga Oficial você lotará vários Fast Food


A conta para se saber quantos Fast Foods você poderia encher com um certo público, aproximadamente, é:
P x (0,30 x 0,75 + 0,40 x 0,23 + 0,10 x 0,02) ou P x 0,319 (para estádios 75:23:2).

E a conta para saber quanto de público enche um Fast Food, aproximadamente, é:
200/ 0,319 = 627 pessoas de público. (onde 200 é a lotação do Fast Food)

Se você jogar por semana (uma visão otimista):
• 5 Amistosos
• 10 Ligas de Amigos/Copas Especiais
• 3 Copas Oficiais – Grupo
• 2 Copas Oficias – Play-Off

Um Fast Food gerará uma receita semanal de R$ 30.866 para seu time.

Um Fast Food, têm capacidade para 200 pessoas, que gastam R$ 23 cada, gerando uma receita total de R$ 4.600. Porém você só joga uma vez em casa a cada duas semanas, então temos de considerar apenas metade desta receita para uma semana, elevando a geração semanal do Fast Food para R$ 33.166. Tirando-se a despesa de manutenção de R$ 381, a geração líquida semanal é de R$ 32.785.

Dividindo-se o custo de construção do Fast Food (R$ 110.000), por esta receita semanal, obtemos o tempo de retorno do dinheiro investido.

R$ 110.000/ 32.785 = 3,36 semanas

Ou seja, construindo-se um Fast Food para que ele fique pronto na semana em que seu time joga em casa, no jogo seguinte, os 110.000 investidos já terão retornado ao seu caixa.

O problema está na construção do segundo Fast Food (e demais, já que os programas disponíveis sugerem que um estádio para 10.000 espectadores comporta praticamente 16 deles.

Como se viu acima, apenas jogos da Liga Oficial têm público para mais de um Fast Food (200 frequentadores). Portanto, a receita semanal do segundo Fast Food é metade da receita de sua lotação, R$ 2.300 e incorre na despesa semanal de R$ 381, sobrando de lucro apenas R$ 1.919.

R$ 110.000/ 1.919 = 57, 3 semanas

Isto significa quase 4 temporadas MZ (15 semanas), para que os R$ 110.000 investidos neste segundo Fast Food retorne ao seu caixa e aí sim, você passe a ter lucro.

A questão não é “Devo construir” e sim “Quando construir”. Será que o dinheiro investido em mais de um Fast Food não fará falta ao seu elenco (em fase de crescimento) nestas 4 temporadas?

Por “Fase de Crescimento” considero um time nas divisões baixas e com elencos que podem ser reforçados por jogadores bastante disponíveis no mercado.

Barracas de Hot Dog e Lojas de Souveniers, são altamente rentáveis e retornam o investimento muito rapidamente, portanto construa dentro dos padrões sugeridos para o tamanho de seu estádio.

Um resumo para as demais construções:

1 FAST FOOD: recupera a grana em 3 semanas.
Segundo FAST FOOD: recupera em 57 semanas.

1 BAR: recupera a grana em 4 semanas.
Segundo BAR: recupera em 45 semanas.

1 RESTAURANTE: recupera a grana em 6 semanas.
Segundo RESTAURANTE: recupera em 61 semanas.

1 HOTEL: recupera a grana em 17 semanas.
Segundo HOTEL: recupera em 72 semanas.

Sobre o Autor:
Guilherme Ferreira Guilherme Ferreira é radialista e estudante de jornalismo. Apresenta o programa Fã Clube da Rádio Gazeta sempre aos domingos 13h. Blog criado em março de 2011 e traz informações sobre os artistas do sertanejo universitário, bandas de bailão e tchê music.